Mapa de Risco Ergonomia
CAMPUS DE JOINVILLE
CURSO DE ENGENHARIA DA MOBILIDADE
Trabalho sobre Mapa de Risco
Guilherme Santos Moraes
Felipe Castro dos Santos
Lucas Miotto
Arthur Busqueiro
Thomaz Carvalho Lascala
Rodrigo mallmann
1.INTRODUÇÃO
Atualmente as empresas buscam aprimorar a qualidade da segurança do trabalho. Um molde para essa aplicação é a construção do mapa de risco completo ou setorial. O presente trabalho se atentou na confecção de um mapa de risco, do ambiente interno do Restaurante Universitário do campus da UFSC de Joinville.
2.MAPA DE RISCO
O processo de construção de um mapa de risco consiste em averiguar áreas onde ocorrem riscos para a segurança do trabalhador, sendo esse divido em diversos perigos, tais como: químico, físico, biológico, mecânico, ergonômico, etc. – e possuem níveis de periculosidade.
3.REALIZAÇÂO
Durante a avaliação da empresa realizamos as entrevistas com os funcionários e observamos o local de trabalho, pontos onde existe maior fator de risco também foram analisados. Foram coletados dados como jornada de trabalho, números de trabalhadores, condições de trabalho e outros aspectos.
4.ELABORAÇÃO
a) Conhecer o processo de trabalho no local analisado:
Os trabalhadores:
Número: 14 trabalhadores
Sexo: 12 do sexo feminino e 2 do sexo masculino
Idade: variando entre 18 e 59 anos, com uma média de idade de 37,4.
Treinamentos profissionais: os funcionários afirmaram que não possuíam, pois o desempenho da suas atividades no ambiente de trabalho, eram provenientes de uma experiência prática adquirida anteriormente.
Treinamento de segurança: apenas um funcionário possuía.
Treinamento de saúde: não possuíam.
Jornada de trabalho: 45 horas semanais.
Os instrumentos e materiais de