mapa das escolas de ceilandia
O Programa de Formação de Gestores/as da Educação do Bolsa Família insere-se na política de fortalecimento da educação no âmbito desse programa e tem como centralidade a formação continuada, apoio à pesquisa e produção do conhecimento na área de educação, pobreza e desigualdade social.
2 – Qual o objetivo desse Programa de Formação de Gestores/as da Educação do Bolsa Família?
Seu objetivo é contribuir com o fortalecimento da rede nacional dos profissionais da educação envolvidos com a condicionalidade da educação do Programa Bolsa Família, por meio da formação continuada a distância, em seus aspectos políticos, éticos e sociais, como estratégia de superação e de enfrentamento das vulnerabilidades sociais em que se encontram crianças, adolescentes e jovens de 06 a 17 anos de idade.
3 – Que ações estratégicas serão desenvolvidas no contexto da formação continuada de gestores/as da educação do Bolsa Família?
Considerando a dimensão da formação continuada, no âmbito desse programa, serão organizados cursos de especialização (lato sensu) e de extensão universitária para os/as profissionais da educação envolvidos direta e/ou indiretamente com a gestão da educação do Bolsa Família.
4 – Qual a diferença entre especialização e extensão universitária?
Para participar da especialização o/a candidato/a deve ter formação em nível superior, o que não será exigido para os cursos de extensão universitária.
5 – Quem poderá participar desse processo formativo?
Participarão desse processo formativo coordenadores estaduais e municipais do Bolsa Família na educação; agentes educacionais (auxiliares); gestores/as escolares e professores/as. Poderão participar também desse processo formativo secretários/as municipais de educação.
6 – Qual a duração desses cursos?
O curso de especialização terá duração de 360 horas, o que corresponde a 18 meses de formação continuada. É importante