Mapa conceitual
É comum ouvirmos dizer que nosso organismo "queima gordura", "queima açúcar".
No organismo dos seres vivos ocorrem inúmeras reações de combustão. Elas são responsáveis pelas transformações químicas dos constituintes dos alimentos em substâncias necessárias aos vários processos responsáveis pela manutenção da vida.
A queima da glicose (um açúcar) é um dos principais meios de fornecimento de energia para o nosso organismo. Diferentemente de uma reação de queima feita no laboratório, a queima da glicose no organismo ocorre em uma seqüência de cerca de 30 diferentes reações. A energia, então, é liberada em pequenas quantidades, mais adequadas ao aproveitamento pelo nosso corpo, do que se fosse liberada em uma única transformação, o que levaria à destruição das células.
Da mesma forma que os combustíveis fornecem diferentes quantidades de energia, os alimentos, por terem constituintes diferentes, ao serem queimados, também fornecem diferentes quantidades de energia.
Veja na tabela a seguir a composição de alguns alimentos e a energia que este fornece.
Veja também a quantidade média de energia que diferentes pessoas necessitam diariamente
Uma alimentação inadequada, que não é capaz de fornecer quantidade de energia suficiente, pode levar a um retardamento no desenvolvimento das crianças, à subnutrição e à desnutrição.
Segundo as Nações Unidas, um índice menor que 2400 calorias diárias (para a pessoa em idade adulta) pode resultar em desnutrição.
Fonte: www.eciencia.usp.br