Mapa conceitual
FACULDADES INTEGRADAS ESPÍRITO-SANTENSES
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
ANELIZA PANCINI
GABRIELLY MALINI
JULIANA FERRAZ
JULIANO MARINS
MAPA CONCEITUAL: CELULOSE
VITÓRIA
2012
ANELIZA PANCINI
GABRIELLY MALINI
JULIANA FERRAZ
JULIANO MARINO
MAPA CONCEITUAL: CELULOSE
Trabalho, apresentado às Faculdades Integradas Espírito-santenses, Curso de Graduação em Engenharia de Produção, como requisito parcial de avaliação da disciplina Introdução à Engenharia, sob orientação do professor Samir Aride.
VITÓRIA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4 MAPA CONCEITUAL 5 DISCIPLINAS 6 - Planejamento e Controle da Produção I e II 6 - Sistemas logísticos 6 - Sistemas de Transporte 6 - Ciência e Tecnologia dos Materiais 6 - Processos de Fabricação I e II 6 - Engenharia do Produto 6
INTRODUÇÃO
A celulose é um polímero de "cadeia longa" que é composto por um único monômero, carboidrato (hidratado de carbono), classificado como polissacarídeo. É o componente estrutural primário das plantas e não é digerível pelo homem, comumente encontrada nas paredes celulares dos seres vivos do reino vegetal. Sua textura fibrosa permite que ela seja utilizada na indústria têxtil em tecidos como algodão, linho e seda sintética, além de sua grande utilização na produção de papel de diversas formas.
A celulose de madeira é o principal insumo para a fabricação de papel e papelão e sua produção caracteriza-se pela economia de escala, pelo elevado nível de padronização e pela existência de um mercado consumidor significativo - entre as dez indústrias de grande porte de nosso país, que produzem mais de oitocentas toneladas por dia, várias duplicaram sua produção recentemente, e outras, devem fazê-lo nos próximos anos.
Atualmente, existe uma forte tendência nas indústrias de papel e celulose pelo estabelecimento de tecnologias limpas, mas aplicabilidade deste tipo de