Mapa conceitual de liderança
Faculdade de Economia, ADMINISTRAÇÃO. e Contabilidade de Ribeirão Preto
Comportamento Organizacional
Prof. Dr. Irene K. Miura
Mapa Conceitual
Isaac Garcia Ribeiro
6782518
Ribeirão Preto, 2010
No Mapa Conceitual a seguir, encontramos os conceitos apresentados na disciplina de Comportamento Organizacional, bem como suas inter-relações e alguns componentes importantes. O foco principal do mapa encontra-se no comportamento organizacional e no papel de atuação dos gerentes, demonstrando como os demais conceitos influenciam e se adéquam a esses aspectos. Este texto serve de guia para a melhor compreensão do mapa.
Compreende-se o conceito de valor como sendo algo bom, certo ou desejável a algo, ou alguma pessoa. Estes são estáveis durante o tempo e intrínsecos a pessoa, sendo de difíceis alterações por situações externas após terem sido formados. Para a formação dos valores, compreende-se um conjunto de 4 fatores: Genética, Ambiente, Família e Cultura, esta última ainda apresenta 5 dimensões que são: Distância do poder, individualismo versus coletivismo, quantidade versus qualidade de vida, fuga de incertezas e orientação de longo prazo versus curto prazo.
As atitudes são avaliações, favoráveis ou não a respeito de um objeto ou pessoa. São mais volúveis que os valores e sofrem tanto influencia da personalidade, da percepção, do aprendizado e da motivação. Seus três principais componentes são o comportamento, a cognição e o afeto. Existe um problema no tocante a atitudes que consiste na dissonância cognitiva, a qual representa uma incoerência nas atitudes de uma pessoa, para com seu comportamento. Na organização as atitudes interferem à medida que demonstram o grau de eficiência, confiança, competência, compromisso e objetividade. Podemos caracterizar três grandes tipos de atitudes relacionadas ao trabalho: O grau de satisfação com o trabalho, o grau de envolvimento com o trabalho e o grau de comprometimento