Manômetro de tubo em "u" - Fluidos
Pedro Henrique dos Santos filho
Romildo Lourenço dos Santos
Manômetro de tubo U
MACEIÓ - AL
2013
DESENVOLVIMENTO
No dia 23-03-2013 iniciarmos a experiência referente ao estudo de fluidos, onde faríamos 5 medições com o auxílio de um manômetro de tubo em U (montado por nós) e assim entendermos como se dá o funcionamento desse instrumento e comportamento do fluido utilizado – nesse caso o óleo de conzinha.
A primeira etapa para realização do nosso experimento foi a montagem do manômetro. Os materiais utilizados foram: garrafa pet de 1,5 L, réguas, mangueira de nível, luva descartável, pregos, tábua, chave de fenda, presilhas de metal, silicone, liga de dinheiro, fita adesiva e isolante, tesoura, martelo, óleo de conzinha, seringa, canivete e balde com água.
Ao prepararmos os materiais constituintes, iniciamos a montagem do manômetro: BASE:
Pegamos a tábua pré-cortada e começamos a adaptar as presilhas de metal na mesma, de maneira que ao introduzirmos a mangueira de nível a mesma ficasse em formato de um “U”, como ilustra a figura abaixo.
Figura 1.
MONTAGEM DO SENSOR E INTRODUÇÃO DO FLUIDO NO MANÔMETRO
1. Medimos 12 cm da boca da garrafa para baixo e cortamos a mesma, formando uma espécie de funil.
Figura 2.
2. Isolamos a borda da parte cortada da garrafa com fita isolante e perfuramos a tampa da mesma com o canivete para que pudéssemos introduzir a mangueira de nível. Figura 3.
Figura 4.
3. Após introduzirmos a mangueira na tampa da garrafa, realizamos a vedação utilizando silicone; após 10 minutos rosqueamos a tampa na garrafa.
Figura 5.
4. Para concluirmos o processo de montagem do sensor fechamos a outra abertura da garrafa com o auxílio de uma luva de silicone e uma liga de dinheiro.
Figura 6.
5. Com uma seringa colocamos o fluido (óleo de cozinha) na mangueira de nível deixando-o estabilizar de um lado e de outro do tubo, para que pudéssemos definir o ponto 0