Mané
Resultados mostram que apoio do setor privado para a educação é essencial para melhorar competitividade da força de trabalho na região
A FedEx Express e a Dell Inc. divulgaram os resultados da pesquisa Habilidades para competir: depois da educação secundária e a sustentabilidade empresarial na América Latina, realizada pelo Economist Intelligence Unit (EIU).
O estudo, encomendado pelas duas empresas, revela que os empregadores da América Latina acreditam que os trabalhadores da região não possuem as habilidades necessárias para atuar no mercado global e competitivo de hoje. A pesquisa revela ainda que alunos se formando na faculdade e ingressando no mercado de trabalho frequentemente não possuem habilidades interpessoais, um fato que pode prejudicar suas chances para sucesso e a sustentabilidade de empresas da região.
A colaboração e as parcerias entre o setor público e privado são fatores críticos para melhorar a qualidade da educação e a competitividade geral da força de trabalho da América Latina,'' disse Juan N. Cento, Presidente da Divisão de América Latina e o Caribe da FedEx Express. ''A FedEx solicitou essa pesquisa para levar adiante o debate sobre a importância de um trabalho colaborativo, globalizado e conectado entre as instituições educacionais e o setor privado.''
''Para competir em uma força de trabalho global, latino-americanos devem desenvolver habilidades como pensamento crítico e resolução de problemas, além de conhecimentos tradicionais, como ciências e matemática'', diz Raymundo Peixoto, Diretor Geral da Dell Brasil. ''Sentimo-nos orgulhosos por ajudar a desenvolver essas qualidades por meio de parcerias com sistemas de educação na América Latina, e por criar tecnologias acessíveis para as salas de aula, o que melhora o desempenho e aprendizagem dos alunos''.
A pesquisa também revelou que:
· 97% dos pesquisados disseram que a