Manutenção produtiva total
• Requer a total participação de todas as pessoas, não apenas do pessoal de manutenção, mas também de operadores supervisores, gerentes de linha, staff técnicos e profissionais da qualidade. O comprometimento da alta administração é imprescindível.
• Objetiva a produtividade total do equipamento, voltando a atenção para as principais perdas de velocidade, quebras, refugo, retrabalho e tempo de setup.
• Focaliza o ciclo de vida total do equipamento, reavaliando as atividades de manutenção em função dos estágios em que o equipamento se encontra nesse ciclo. Já a palavra produtiva da sigla TPM está associada ao objetivo final da ferramenta, que é a produção eficiente, e não apenas a manutenção eficiente, como se costuma pensar. O termo manutenção relaciona-se também ao conceito de manter processos confiáveis e produção contínua. Em função de sua abrangência, algumas empresas adotam o TPM como base para a estruturação de seu sistema de gestão. Vale destacar que o TPM busca reduzir o downtime (tempo de produção, devido a paradas planejadas ou não) dos equipamentos, a partir dos valores típicos