manutenção nas empresas
Em busca de competitividade e excelência operacional, a manutenção assume cada vez mais uma função estratégica nas organizações. Como ela é a responsável direta pela disponibilidade dos ativos, acaba tendo uma importância capital nos resultados da empresa sendo eles tão melhores quanto mais eficaz for a gestão da manutenção.
Este artigo apresenta algumas formas de como é estruturada a manutenção em algumas empresas e como normalmente se baseia o fluxo de trabalho desta importante atividade.
Tipos de Manutenção
Manutenção corretiva não planejada - É a correção realizada em um componente ou equipamento que apresenta desempenho menor do que o esperado ou da falha de maneira aleatória.
Manutenção corretiva planejada – É a correção do desempenho menor que o esperado ou da falha, que é realizado por decisão gerencial.
Manutenção preventiva - É a atuação realizada de forma a reduzir ou evitar a falha ou queda no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado com periodicidade definida.
Manutenção preditiva - É a atuação realizada com base em modificação de parâmetro de condição ou desempenho, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática.
Manutenção detectiva - É a atuação efetuada em sistemas de proteção buscando detectar falhas ocultas ou não perceptíveis ao pessoal de operação e manutenção.
Engenharia de manutenção – É uma evolução na área da manutenção. O engenheiro de manutenção procura perseguir benchmarks, aplicar técnicas modernas e estar nivelado com a manutenção de primeiro mundo.
Fluxo de Trabalho da Manutenção
A manutenção industrial obedece diferentes padrões, dependendo da empresa ou da característica dos equipamentos que compõem a linha de produção. No entanto, percebe-se alguns padrões considerados