MANUTENÇÃO MOTORES A REAÇÃO
OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DO MOTOR dutos de indução necessários a remoção de cilindros.
A revisão atual consiste de recondicionamento de pistões, cilindros, mecanismo de comando de válvulas, troca de guias de válvulas e anéis de segmento, se necessários. Esta revisão não é recomendada por todos os fabricantes de motores.
Se o motor sofreu algum tipo de esforço que requeira maior atenção, ele deve ser desmontado e verificado.
INTRODUÇÃO
As operações de revisão e manutenção são executadas nos grupos motopropulsores de aviões, a intervalos especificados. Esses intervalos são normalmente estipulados pelo número de horas em que os motores foram operados.
Testes e experiências têm mostrado que a operação, além deste período de tempo, será ineficiente e danosa, pois certas partes serão desgastadas além de seus limites. Para que um motor revisado fique como um novo, partes danificadas devem ser detectadas e separadas, ou trocadas durante a revisão completa do motor.
O único meio para se detectar tudo isto é a inspeção detalhada de todas as peças durante a desmontagem do motor.
A inspeção não pode ser superficial, sem cuidado ou incompleta.
REVISÃO MAIOR
Este tipo de revisão consiste de uma completa desmontagem e recondicionamento do grupo motopropulsor.
O período de revisão completa de um motor geralmente é determinado pelo fabricante do mesmo, ou por um máximo de horas de operação entre as revisões, aprovado pelo FAA.
A intervalos regulares, um motor deve ser completamente desmontado, totalmente limpo e inspecionado.
Cada parte deve ser revisada de acordo com as instruções e tolerâncias do motor envolvido. As instruções gerais serão descritas nesta seção. Todo motor que tenha sido completamente desmontado logo de início, deve sofrer uma verificação rigorosa no eixo principal (eixo de manivelas) e no eixo da hélice quanto a empenos, desgaste, etc.
Qualquer dúvida quanto as condições desses eixos, inclusive quanto a