Manutenção industrial
Falhas
Falha é definida como um defeito ou uma condição anormal em um componente, equipamento, que pode impedir o seu funcionamento como planejado.
Dizemos que um equipamento falha quando este deixa de cumprir com as funções para as quais este foi projetado.
As falhas são ocasionadas pelos seguintes motivos, combinados ou não:
Deficiência de projeto;
Seleção inadequada dos materiais;
Imperfeições no material;
Deficiências no processamento;
Erros de montagem;
Condições impróprias de operação;
Manutenção e inspeções inadequadas;
Ação agressiva do meio.
De forma mais genérica, as principais causas que levam a falha são:
Danos superficiais;
Deformação elástica excessiva;
Deformação plástica;
Fratura.
ENSAIOS
Ensaio de tração
Em um ensaio de tração, um corpo de prova ou provete é submetido a um esforço que tende a alongá-lo ou esticá-lo até à ruptura. Geralmente, o ensaio é realizado num corpo de prova de formas e dimensões padronizadas, para que os resultados obtidos possam ser comparados ou, se necessário, reproduzidos. Este é fixado numa máquina de ensaios que aplica esforços crescentes na sua direção axial, sendo medidas as deformações correspondentes. Os esforços ou cargas são mensurados na própria máquina, e, normalmente, o ensaio ocorre até a ruptura do material (ensaio destrutivo).
Com esse tipo de ensaio, pode-se afirmar que praticamente as deformações promovidas no material são uniformemente distribuídas em todo o seu corpo, pelo menos até ser atingida uma carga máxima próxima do final do ensaio e, como é possível fazer com que a carga cresça numa velocidade razoavelmente lenta durante todo o teste, o ensaio de tração permite medir satisfatoriamente a resistência do material. A uniformidade da deformação permite ainda obter medições para a variação dessa deformação em função da tensão aplicada.
A precisão de um ensaio de tração depende, evidentemente, da precisão dos aparelhos de medida que se