MAnutenção em Ar condicionado
FABIO DE OLIVEIRA NOBRE FORMIGA
Apresentação
Aviso: Antes de conhecer este negócio, vale ressaltar que os tópicos a seguir não fazem parte de um Plano de Negócio e sim do perfil do ambiente no qual o empreendedor irá vislumbrar uma oportunidade de negócio como a descrita a seguir. O objetivo de todos os tópicos a seguir é desmistificar e dar uma visão geral de como um negócio se posiciona no mercado. Quais as variáveis que mais afetam este tipo de negócio? Como se comportam essas variáveis de mercado? Como levantar as informações necessárias para se tomar a iniciativa de empreender?
Durante séculos, o homem procurou formas de amenizar os efeitos do calor. Invenções antigas como ventiladores, abanadores e gelo nunca tiveram a eficiência desejada. Em 1902, o engenheiro norte-americano Willis Carrier inventou um processo mecânico para condicionar o ar, por encomenda da Sackett-Wilhelms Lithography and Publishing Co. O trabalho da gráfica era prejudicado porque as cores impressas em dias úmidos não se alinhavam nem se fixavam com as cores impressas em dias secos, gerando imagens borradas e escuras. O objetivo principal do condicionamento do ar não era o seu resfriamento, mas a sua desumidificação. Em 1924, o ar condicionado passou a ser utilizado para resfriar os ambientes de grandes estabelecimentos comerciais e lojas de departamentos em Detroit, Boston e Nova York, além de prédios e escritórios.
Hoje, o ar condicionado deixou de ser um artigo de luxo e passou a compor a lista de bens essenciais dos brasileiros, mesmo em cidades mais frias. O aquecimento global e as variações bruscas de temperatura também contribuem para o aumento da venda de sistemas de condicionamento de ar, principalmente em grandes centros urbanos.
O condicionamento de ar é o processo de tratamento de ar destinado a controlar simultaneamente a temperatura, umidade e pureza do ar em um ambiente fechado. A maioria dos equipamentos vendidos de ar condicionado