Manutenção eletrica
1. INTRODUÇÃO
A usina hidrelétrica de Itaipu é uma usina binacional localizada no rio paraná, na fronteira entre Brasil e Paraguai. Construída por ambos os países no período de 1975 a 1982, Itaipu é hoje, a maior usina geradora de energia do mundo.
Em 1970, o consórcio formado pelas empresas PNC e ELC Electroconsult (da Itália) venceu a concorrência internacional para a realização dos estudos de viabilidade e para a elaboração do projeto da obra. O início do trabalho se deu em fevereiro de 1971. Em 26 de abril de 1973, Brasil e Paraguai assinaram o tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento hidrelétrico do rio Paraná pelos dois países.
Em 17 de maio de 1974, foi criada a entidade Binacional Itaipu, para gerenciar a construção da usina. O início efetivo das obras ocorreu no ano seguinte. Um consórcio de lavrouras, liderado pela Mendes Júnior, executou o projeto.
Para a construção, foram usados 40.000 trabalhadores diretos. Para o material, foram usados 12.570.000 metros cúbico de concreto o equivalente a 210 estádios de futebol como o Maracanã e uma quantidade de ferro equivalente a 380 Torres Eiffel. Comparando a construção da hidrelétrica de Itaipu com o Eurotúnel que liga França e Inglaterra sob o Canal da Mancha foram utilizados 15 vezes mais concretos e o volume de escavações foi 8,5 vezes maior.
As duas últimas das 20 unidades de geração de energia elétrica começaram a funcionar entre setembro de 2006 e março 2007, elevando a capacidade instalada para 14.000 MW, concluindo a usina. Este aumento da capacidade permitiu que 18 unidades geradoras permanecessem funcionando o tempo todo, enquanto duas permanecem em manutenção.
A potência nominal de cada unidade geradora (turbina e gerador) é de 700 MW. No entanto, devido à diferença entre o nível do reservatório e o nível do rio ao pé da
2
barragem que ocorre realmente é maior do que a projetada, a energia disponível pode ser superior a 750 MW durante meia hora para cada