Manutenção de água predial
É de conhecimento de toda a população mundial sobre a enorme importância que a água tem para a sobrevivência do planeta. Mas isso não nos faz grandes conservadores dela. A cada dia que se passa, mais e mais a água potável se esgota devido ao seu mau uso. Os processos de urbanização, a produção agrícola e a industrialização são os que mais contribuem para sua degradação, pois a grande maioria não possui a estruturação necessária para o seu tratamento e seu posterior reuso.
Segundo o site Planeta Sustentável desde a década de 90, a extração de água para consumo nos centros urbanos do Brasil aumentou 25%, percentual que é o dobro do avanço do PIB per capita dos brasileiros no mesmo período. Quanto maior é a renda de uma pessoa, mais ela tende a consumir e maior é seu gasto de água. Isso é o que se convencionou chamar de pegada hídrica, a medida da quantidade de água utilizada na fabricação de tudo o que a humanidade consome — de alimentos a roupas.
Com isto, existem ferramentas que podemos utilizar para diminuir os gastos de água, tanto em prédios residenciais, quanto em prédios comercias, visando assim os gastos no prédio da FMU Brigadeiro, utilizaremos tais pontos para relatório final:
AVALIAÇÃO - envolve uma avaliação preliminar em relação a gastos, questionar o que pode estar causando o desperdício da água;
PERÍCIA - envolve a apuração das causas, buscar os motivos e locais onde ocorre o desperdício;
LAUDO - o perito, profissional habilitado, relata o que observou e dá suas conclusões;
CONSULTORIA - prescrição técnica, relatando a respeito do desperdício e elaboração de relatório com atitudes a serem tomadas para que se possa evitar ou controlar o consumo exagerado de água.
INSPEÇÃO - Inspeções periódicas para que se possa analisar se tais atitudes estão sendo tomadas e analisar melhorias.
ESTUDO PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS PARA REDUÇÃO NO CONSUMO DE ÁGUA
Características e categorias potenciais de economia da água
Características
Categorias