Manutenção de Softwares
Prof. Raul Sidnei Wazlawick
2010
Manutenção
Manutenção de software é como se denomina, usualmente o processo de melhoria e otimização de um software já desenvolvido, bem como a correção de defeitos que ele eventualmente tenha.
O Processo EUP adiciona ao Processo Unificado uma fase chamada “produção”, que justamente ocorre no momento em que o software está em operação e necessita manutenção.
Evolução de Software
Modernamente o termo “manutenção de software” vem sendo substituído por “evolução de software”, o que parece mais adequado, visto que o processo usualmente altera o software, buscando obter uma versão melhor adaptada às condições de uso.
Pode-se também considerar como “manutenção” as tarefas individuais de modificação de um software em uso. Neste caso, a
“evolução” seria o processo de mais longo prazo, ou seja, a evolução do software pode ser vista como um conjunto de manutenções. Por outro lado, há autores (Erdil, Finn, Keating, Meattle, Park, &
Yoon, 2003) que consideram que apenas as correções de erros
(manutenção corretiva) podem ser consideradas atividades tradicionais de manutenção, enquanto que a otimização, adaptação e prevenção de erros é considerada evolução.
Motivos de perda de valor para um software desenvolvido:
Falhas são descobertas.
Requisitos mudam.
Produtos menos complexos, mais eficientes ou tecnologicamente mais avançados são disponibilizados.
Soluções:
Falhas devem ser corrigidas.
Novos requisitos devem ser acomodados.
Deve-se buscar simplicidade, eficiência e atualização tecnológica. Diretrizes gerenciais para reduzir custos com manutenção
Envolver a equipe de manutenção no desenvolvimento do sistema, se possível realizando inclusive rodízio entre as equipes. Uso de padrões de projeto tanto no desenvolvimento quanto na manutenção.
Padronização de pedidos de alteração: o mesmo modelo de pedido de alteração usado durante o desenvolvimento pode