manutenção de maquinas
Manutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, incluindo supervisão, destinadas a manter ou recolocar um item em estado no qual possa desempenhar uma função determinada.
Com o passar do tempo e com o frequente uso das bombas, ocorre a desgaste dos componentes do sistema, sendo necessária a ocorrência da manutenção para preservação do equipamento fazendo com que o equipamento opere sempre próximo as condições em que saiu de fábrica.
A manutenção de maquinas pode ser classificada em três categorias: Manutenção preventiva, Manutenção preditiva e Manutenção corretiva.
Manutenção preventiva:
Manutenção preventiva é uma ação planejada e sistemática de tarefas de prevenção. A ação é constante e envolve programas de inspeção, reformas, reparos, entre outros. Manutenção preventiva é a monitoração do determinado objeto estudado para evitar que ele apresente erros ou quebre.
O rigor, numero de itens e periodicidade com que uma bomba é inspecionada não é uma regra invariável, pois dependem do porte, tipo e importância da bomba e características do sistema, entretanto é apresentado itens normalmente inspecionados e uma ordem de grandeza da periodicidade.
1. Inspeções diárias:
Das pressões e sucção de descarga;
Da vazão (se possui indicador);
De alterações bruscas em ruído e vibração;
De vazamento de caixa de gaxetas;
De temperatura dos mancais;
Caso existam instrumentos indicadores, fazer as leituras para verificar qualquer comportamento anormal da bomba, acionador, sistema de selagem, lubrificação e refrigeração.
2. Inspeções mensais:
Dos níveis de vibração;
Do alinhamento;
Das temperaturas dos mancais (com termômetro).
3. Inspeções semi-anuais:
Do funcionamento da caixa de selagem e sobreposta;
Da necessidade de substituir ou complementar o lubrificante dos mancais;
Do alinhamento, se já não é feito mensalmente.
4. Inspeção anual:
Inspeção completa da bomba, acionador, sistemas auxiliares, acoplamento e