Manutenção de Ativos Imobilizados
A.R.M.P - Trabalho – 13. Manutenção de Ativos Imobilizados. Escrito
RESUMO
Com o crescimento contínuo dos ativos imobilizados das empresas e com equipamentos cada vez mais sofisticados, a dependência de uma boa ou excelente manutenção desses ativos está cada vez maior. Com base nesse tema, através de pesquisa na internet; livros e periódicos, foram coletadas informações com o objetivo de analisar a importância da manutenção de Ativos Imobilizados, destacando os principais métodos para se obter maior eficiência e menor custo com a manutenção dos ativos.
PALAVRAS-CHAVE: Recursos patrimoniais; Manutenção corretiva; Manutenção preventiva; Manutenção preditiva;
1. INTRODUÇÃO
Com o advento dos sistemas de produção Just in time, em que os estoques intermediários devem ser reduzidos ao máximo ou mesmo eliminados, a quebra de um equipamento traz transtorno irreparável em termos de objetivo de produção. Completamente, com grau crescente de automatização de processos industriais, sejam manufatureiros, de supervisão, de transporte ou de qualquer outra natureza, e com a utilização de equipamentos cada vez mais sofisticados e caros, a atenção com a manutenção deve ser redobrada, exigindo pessoal altamente capacitado e treinado. Uma tendência é que a área de manutenção nas empresas passa a ser considerada estratégica para os resultados dos negócios das mesmas, pois por meio da manutenção é possível antecipar-se às falhas e diminuir custos causados pela falta de manutenção dos bens.
2. REFERENCIAL TEORICO
Ativo Imobilizado são bens tangíveis utilizados nas atividades operacionais da empresa e que não devam ser convertidos em dinheiro ou consumidos no curso das atividades da empresa (ex. imóveis, maquinário, equipamento, terrenos etc.). Em geral esses ativos estão representados no balanço da empresa depois de descontar a depreciação