Manutençao
Para organizar um departamento de manutenção temos que ter um controle e planejamento definido, qualquer que seja o tipo de manutenção.
As responsabilidades da manutenção deve ser alinhada com produção. Por isso a comunicação entre os departamentos é importantíssima, esta discussão será analisada em outro item.
Dependendo do tamanho da gráfica, o responsável da manutenção pode alterar outras funções conforme os organogramas anteriores. Independente do responsável e do tamanho deste departamento temos (departamento de manutenção):
1. Baseado em requisições autorizadas de serviços de a manutenção, especificar e executar as tarefas necessárias.
2. Manter as instalações em condições satisfatórias de funcionamento ao menor custo possível, de acordo com as metas de produção e qualidade, com o máximo de economia.
3. Participar ativamente com o departamento de produção, na elaboração de um amplo programa de manutenção preventiva.
4. Coordenar a programação dos serviços de manutenção com o departamento de produção com bastante antecedência, para permitir que ela planeje a parada da máquina necessitadas de manutenção, de modo reduzir ao mínimo as perdas de produção.
5. Reduzir ao mínimo, mediante planejamento e programação eficientes, o tempo ocioso, tendo em vista reduzir o custo total da manutenção.
6. Antes da execução dos serviços, estudar minuciosamente as paradas necessárias com o pessoal chave da produção, para aproveitar bem o seu perfeito conhecimento das instalações.
7. Comunicar o pessoal da produção, a grandeza dos riscos e o custo provável do equipamento de produção, que se acredita estar a ponto de quebrar. Adotar técnicas, para prever enguiços das máquinas essenciais, com razoável precisão.
8. Informar ao pessoal da produção quais equipamentos estão exigindo manutenção exagerada e tomar medidas adequadas para sua redução.
9.
O seu responsável, também tem algumas responsabilidades para o que foi visto