Manuten O Preditiva Completo
A manutenção preditiva é aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. Trata-se de um processo que prediz o tempo de vida útil dos componentes das máquinas e equipamentos.
Desenvolvimento
Na gestão da manutenção de uma produção temos três tipos de manutenção: Manutenção preventiva; Manutenção preditiva e manutenção corretiva. A manutenção preventiva é feita antes da máquina apresentar problemas mas é necessário parar a máquina para realizar a interferência necessária. A manutenção corretiva é feita quando a máquina apresenta problemas e necessita de interferência para voltar a operar normalmente. E a manutenção preditiva é feita de acordo com a performance, as condições e a necessidade dos equipamentos, não sendo necessário que a mesma pare para realizar a manutenção.
A Manutenção Preditiva leva em consideração que, do ponto de vista econômico, parar uma máquina ou equipamento para executar intervenções de manutenção preventiva quando o mesmo ainda apresenta condições de operar com desempenho satisfatório, não é bom para aquela produção, logo deve ser evitado. Assim como também deve ser evitado esperar que a máquina falhe para então repará-la. Então surge a necessidade da Manutenção Preditiva, que é uma manutenção Baseada nas Condições, ou seja, na performance e no desempenho das máquinas e dos equipamentos para verificar a necessidade ou não de interferência. A adoção da manutenção preditiva consiste em interferir na máquina para providenciar manutenção eficaz, em um momento adequado. Tal momento é estabelecido mediante estudo e monitoramento de toda a produção e tudo que intervêm no processo de operação, visando detectar a ocorrência de uma falha.
Os principais objetivos da manutenção preditiva são:
Reduzir os impactos dos procedimentos preventivos no resultado da operação;
Eliminar desmontagens e remontagens para inspeção;
Impedir