manusrito

522 palavras 3 páginas
As políticas de saúde no Brasil foram sofrendo muitas transformações ao longo dos anos, desdo período colonial até a implementação do atual sistema único de saúde (SUS).(BERTOLOZZI, Maria Rita; Grego, Rosangela Maria. Política de Saúde no Brasil: reconstrução histórica e perspectivas atuais. Rev. esc. enferm. USP vol.30 no.3 São Paulo dez. 1996. Disponível em: . Acesso em 12/1996).
No período colonial não tinha um sistema de saúde formalmente estruturado, grande parte da população utilizava as práticas de cura tradicionais da cultura brasileira. Na república velha nasce a saúde pública no Brasil, nesse período ocorreu as campanhas sanitárias como a vacinação. No período de 1960 à 1980 foi a época da ditadura onde o militar tinha assistência medica individual sendo direito apenas de trabalhadores formais vinculados a previdência social, e no período de 1980 até a implementação do SUS, foi a luta pelo direito a saúde na que ocorreu pela insatisfação de certos setores da sociedade brasileira com as políticas de saúde, fazendo com que surgisse um movimento da reforma sanitária tornando-se uma nova política nacional de saúde, SUS. Em tese pela lei “ Todo brasileiro tem direito a saúde”.(BERTOLOZZI, Maria Rita; Grego, Rosangela Maria. Política de Saúde no Brasil: reconstrução histórica e perspectivas atuais. Rev. esc. enferm. USP vol.30 no.3 São Paulo dez. 1996. Disponível em: . Acesso em 12/1996).
O autor SANTOS, Nelson Rodrigues; declara que as diretrizes constitucionais de 1990 vem apresentando grandes obstáculos impostos pela política e estado. Um desses obstáculos é a taxa de juros que obriga os estados e municípios a limitarem gastos na área social, reservando para a renegociação de dívidas. Fazendo assim com que o Brasil fique com menos recursos públicos para a saúde, com isso ocorre um desinvestimeto de equipamentos e tecnologia adequada, fazendo um desencadeamento enorme de crescimento nos serviços privados que complementam o SUS, que são os contratados e os

Relacionados

  • Evolução
    490 palavras | 2 páginas