Manuseio Semiautomatizado
Os sistemas semi-automatizados complementam sistemas mecanizados, automatizando atividades específicas de manuseio.
Os equipamentos mais comuns em depósitos semiautomatizados, são os veículos guiados por automação, separação computadorizada de pedidos, robótica e vários tipos de estantes inclinadas.
Sistemas automatizados para guiar veículos
Sistemas executam o mesmo tipo de manuseio de materiais por carros de tração com vagonetas ou de peleterias, a diferença é que esse sistema não requer um operador, é programado para o ponto de destino sem intervenção humana.
Esses sistemas são compostos por equipamentos que funcionam com guias ópticas ou magnéticas. Na aplicação óptica, é colocada uma fita no solo para guiar o equipamento por meio de um foco de luz. Na aplicação magnética, o equipamento segue um cabo energizado também fixado ao solo. A vantagem de tais sistemas é que eles não necessitam de um operador.
Separação: Dispositivos automatizados de separação são normalmente utilizados em combinação com esteiras transportadoras. Os produtos são separados no deposito e colocados para saída na esteira transportadora. Para que o sistema de separação automática funcione, as caixas de embalagem devem ter código de identificação, os quais são lidos por dispositivos de leitura óptica e os volumes são encaminhados automaticamente aos locais desejados.
Vantagens: Redução da mão-de-obra e o aumento da velocidade e precisão.
Robótica: Um robô é uma máquina programada por microprocessadores para executar uma ou mais atividades. A grande vantagem da robótica está na possibilidade de se programar um robô para funcionar como um sistema especializado, capaz de adotar uma sequencia lógica de decisões no manuseio. A robótica foi e é usada na indústria automobilística, com a finalidade de substituir varias tarefas manuais especificas. Nas atividades dos depósitos o objetivo é atender exatamente as necessidades do processamento de pedidos.
A robótica é usada