Manuseio de Produtos Químicos
Ilhéus - BA
Janeiro/2012
1. Apresentação
A proposta desse trabalho foi calcular a Pegada de Carbono para a produção de 2 toneladas de sementes de girassol, numa área plantada de 1ha, utilizando um programa (UCF) especialmente desenvolvido para este fim. O UCF (Umberto Carbon Footprint) é um software que foi criado para responder à crescente procura de ferramentas que facilitem e permitam identificar os potenciais de redução de emissões de carbono tanto na produção de matéria-prima, como de processos e produtos industriais.
Ele contém uma série de funcionalidades, as quais possibilitam uma visualização ampla, porém bem definida em fases, ou seja, os processos que ocorrem durante todo o ciclo de produção, mostrando as entradas e saídas, facilitando a visualização dos fatores que mais contribuem na emissão de carbono. Com isso, é possível planejar melhor a produção no intuito de diminuir as emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) do ciclo de vida do produto.
O calculo é feito com base em metodologias e protocolos de ACV (Análise do Ciclo de Vida); constituindo uma ferramenta essencial para os produtores, bem como uma ferramenta educacional para interessados. No presente trabalho foi avaliada a produção desde o preparo do solo até a colheita.
2. Descrição do Estudo
2.1- Sistema Produtivo Estudado – Produção de Sementes de Girassol
Oriundo da América do Norte, pertencente à família Asteraceae, o girassol (Helianthus annuus L.), tem bom desenvolvimento e produção no Brasil, exceto em áreas muito úmidas, devido a incidências de doenças, limitando sua produção. A planta apresenta características muito importantes para o solo que a recebe, pois suas raízes pivotantes e o volume de suas raízes secundárias promovem a reciclagem de nutrientes, colocando-os na camada arável do solo; e, por ser utilizado na produção de óleo comestível