Manuseio De Materiais
Como geralmente a produção não se situa no mesmo lugar onde será consumida, o processo de transporte e armazenagem é decisivo para aproximar os produtos de seus consumidores. Esse fluxo requer o manuseio dos produtos.
Na aula anterior, estudamos os conceitos principais sobre armazenagem e sua importância. Nesta aula, alguns conceitos fundamentais sobre manuseio de produtos serão abordados, como equipamentos necessários, projeto de sistema eficiente, métodos para uma operação eficaz e de baixo custo. Depois, seguiremos com o acondicionamento, sua importância para a logística eficiente e a proteção do produto. Por fim, a combinação ótima para a armazenagem e manuseio de produtos para uma empresa.
1. Importância do manuseio de produtos
O manuseio torna-se importante uma vez que sua gestão eficiente poderá ser o diferencial para a redução do custo total da movimentação e estocagem da mercadoria.
Isso ocorre porque todo manuseio implica, além de tempo, aumento do risco ao dano e perda do produto. Devemos ter consciência do papel desempenhado por cada fator, para que o processo seja bem-sucedido.
Uma venda bem realizada perde parte de seu valor se o produto não chegar ao consumidor no prazo, volume e embalagem desejados.
2. Manuseio de materiais
O manuseio ou movimentação interna é o transporte de pequenas quantidades de bens, em curtas distâncias, “em depósitos, fábricas, lojas e no transbordo entre modais de transporte”. O foco dessa operação é o baixo custo e a rapidez. Deve-se ter a consciência de que pequenas ineficiências repetidas representarão grandes prejuízos, quando multiplicadas ao volume de produtos movimentados pelo período de tempo. Mais do que em qualquer outra atividade logística, métodos e equipamentos de movimentação interna apresentaram grande progresso.
3. Equipamentos de manuseio
A seleção do equipamento de manuseio seguirá a lógica da necessidade do sistema de movimentação interna.
a. Equipamentos de