Manuseio de materiais esterilizados
O grande número de pacientes que adquirem infecções durante sua permanência hospitalar é extremamente preocupante para os profissionais da saúde. Segundo o Ministério da Saúde, assepsia é o processo pelo qual se consegue afastar os germes patogênicos de determinados locais ou objetos. Para diminuir o risco de uma infecção é fundamental a aplicação das técnicas de assepsia médica e cirúrgica por todos que atuam no ambiente hospitalar.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………..8
2. CENTRO CIRÚRGICO..………………………………………………………………… 9
3. CME – CENTRAL DE MATERIAL E ESTERILIZAÇÃO……………………………..10
4. FARMÁCIA E SUPRIMENTOS…………………………………………………………
5. MATERIAL ESTERILIZADO…………………………………………………………….
6. ABERTURA DE PACOTES……………………………………………………………..
7. PARAMENTAÇÃO CIRURGICA……………………………………………………….
8. CONCLUSÃO…………………………………………………………………………….
9. BIBLIOGRAFIA……………………………………………………………………………
INTRODUÇÃO
Manuseio de material esterilizado, abertura de pacotes e paramentação cirúrgica, visa orientar quanto as técnicas assépticas utilizadas durante o procedimento cirúrgico em auxílio a equipe médica.
Não podemos descrever técnicas sem antes conhecer os setores envolvidos no processo de preparo, separação e entrega desses materiais para o sucesso do processo cirúrgico.
O processo de esterilização é de suma importância, pois, sem ele não seria possível
CENTRO CIRÚRGICO
Centro Cirúrgico é um lugar especial dentro do hospital, convenientemente preparado segundo um conjunto de requisitos que o tornam apto à prática da cirurgia. Nele são realizadas técnicas estéreis para garantir a segurança do cliente quanto ao controle de infecção.
A unidade de Centro Cirúrgico deve ocupar uma área independente da circulação geral, ficando livre do transito de pessoas e materiais estranhos ao serviço; com mínimo de ruído possível; possibilitando o acesso livre e fácil de pacientes das Unidades de