Manual
CVL
SUMÁRIO
1. Apresentação ..................................................................................................................................... 3 2. Introdução .......................................................................................................................................... 3 3. Metodologia ........................................................................................................................................ 4 4. Conclusão ........................................................................................................................................... 6
APRESENTAÇÃO
Quando falarmos em análise CVL (custo-volume-lucro), devemos pensar além de outros fatores no ponto de equilíbrio de determinada empresa. Esta é uma ferramenta simples, contudo muito eficaz no planejamento de uma organização, tanto na venda de produtos como na prestação de serviços.
INTRODUÇÃO
Ponto de equilíbrio contábil: representa o nível que a empresa deve operar (em unidades) para que não ocorra prejuízo, sendo o lucro neste ponto igual a zero. Encontra-se através da divisão dos custos fixos totais pela margem de contribuição unitária (diferença entre o preço de venda unitário e os custos variáveis totais). Desta forma, cada unidade vendida irá cobrir uma parte dos custos fixos da empresa e gerar lucro.
Ponto de equilíbrio econômico: representa o nível de atividade que cobre todos os gastos e a margem de lucro estipulada. Quando a empresa não tem uma margem de lucro estipulada, pode-se estipular a margem de lucro com base no custo de oportunidade do capital investido na empresa em relação a outros investimentos.
Ponto de equilíbrio financeiro: mais indicado nas decisões de curto prazo. Calcula-se o nível de atividades que a empresa irá operar (quer em unidades, quer em valor monetário), suficiente para pagar os custos variáveis totais, os custos fixos (exceto os que não representam desembolso de