Manual
METODOLOGIA BÁSICA PARA ESTUDANTES DE
GRADUAÇÃO E DE PÓS-GRADUAÇÃO
Professor Doutor MURILLO MENDES
ESCOLA DE BELAS ARTES CENTRO DE LETRAS E ARTES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
PRIMAVERA DE 1997
Advertência
Este manual é um trabalho que visa alertar e motivar os estudantes que não tiveram a oportunidade, nos currículos dos seus cursos acadêmicos, à disciplina de Metodologia Científica. Isto, certamente, demonstra as dificuldades encontradas durante o aprendizado, seja em nível de graduação, seja em nível de pós-graduação.
Não se pode estudar sem ter aprendido a estudar, o que significa dizer, que todo trabalho de estudo implica investigação e pesquisa. Nesse sentido, a Universidade associa, de forma indissolúvel, a relação: ensino e pesquisa.
Ler não é estudar! Ler é entretenimento. Portanto, estudar não é como se estivesse lendo um romance. Estudar é trabalhar o texto, tantas vezes quanto forem necessárias até que todos os passos do método do estudo aplicado sej a seguido, revisto e modificado, quando for o caso.
Se o curso que estiver inscrito, não dispor da disciplina de Metodologia, procure em outros cursos na Universidade, esta disciplina, para somar este conhecimento.
Apresentação
Metodologia é o termo que designa o estudo dos tipos de ações que se deve realizar para atingir um determinado objetivo, O resultado deste estudo toma-se um método, uma trajetória. Só se possui um método, quando se tem um “caminho” para alcançar um determinado objetivo, proposto antecipadamente. Este objetivo poderá ser o conhecimento, ou poderá ser, também, uma “finalidade humana” ou “vital”, por exemplo, “a felicidade”. Em qualquer dos dois casos, poderá haver ou não, um método.
Muitos filósofos e pensadores se dedicaram às pesquisas de métodos para realizarem suas investigações no campo do conhecimento. Essas