manual
a) Calcular o Ƭ tensão de corte e a taxa de cisalhamento usando força lb, ft, e unidades s.
b) Repita, usando unidades SI.
c) Se o glicerol a 293 K com uma viscosidade de 1.069 kg/m.s é usado em vez de óleo de soja, o que a velocidade relativa em m/s é necessário utilizar a mesma distância entre as placas de modo a que a tensão de corte é obtida mesmo está na parte (a )? Além disso, o que é a velocidade de cisalhamento de novo?
2.4-1. Número de Reynolds para fluxo de leite. Leite inteiro a 293K com uma densidade de
3
1030 kg/m e uma viscosidade de 2,12 cp está fluindo a uma taxa de 0,605 kg/s em um tubo de vidro com um diâmetro de 63,5 mm.
a) Calcular o número de Reynolds. É este fluxo turbulento?
b) Calcular a taxa de fluxo necessária, em m 3/s para um número de Reynolds de 2100 e a velocidade em m/s.
2.6-1. Velocidade média de Balanço de Massa no fluxo baixo placa vertical. Para obter uma camada de líquido que flui em fluxo laminar na direção z para baixo de uma placa vertical ou de superfície, o perfil de velocidade é onde δ é a espessura da camada, x é a distância a partir da superfície livre do líquido em direção à placa, e v z é a velocidade a uma distância x da superfície livre.
a) Qual é a velocidade máxima v z max?
b) Deduza a expressão para a velocidade média v z e também relacioná-la com v z max.
2.6-2. Fluxo de líquido em um tubo e Balanço de Massa. Um hidrocarboneto líquido entra num sistema de fluxo simples mostrado na Fig. 2.6-1 a uma velocidade média de 1,282 m/s, em que A1 = 4,33 x 10-3 m² e ρ1 = 902 kg/m³. O líquido é aquecido no processo e a densidade de existir é 875 kg/m³. A área da seção