Manual Visual Mural
Thiago Santos de Oliveira
Resumo
Segundo Associação Brasileira de Normas Técnicas (2008, p. 2), resumo é “apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento”. É texto descritivo e objetivo, de parágrafo único, sem recuo (marca de parágrafo). Deve ter em média 100 palavras e ser seguido por palavras-chave (máximo de 4) que representem o conteúdo do texto de forma integral, separadas por ponto.
Palavras-chave: Modelo de trabalho. Formatação de documento. NBR 6022.
1 Introdução
O Jornal Mural é uma publicação de jornalismo informativo produzida pelo Núcleo de conteúdo da Acessória de Divulgação e Promoção (ADP) e diagramado pelo estagiário de criação, também da ADP.
A programação visual vigente foi criada para suprir a necessidade de passar a informação de maneira mais dinâmica, interessante e de fácil leitura, mais próxima a uma revista. Utilizando elementos visuais previamente planejados, foi criada a Programação Visual do Jornal Mural.
Definimos Programação Visual, um conjunto de técnicas que nos permite ordenar a forma pela qual se faz a comunicação visual. Contando com ergonomia como principal fator, definimos cores, formas, posições e tipografia.
O trabalho proposto aqui pretende sanar uma das principais críticas à programação visual, a falta de continuidade. Esta falta de continuidade pode ser percebida em dois aspectos principais. O primeiro deles é a falta de um projeto gráfico consistente.
O segundo grande problema é a incoerência entre as edições diferentes. A cada ano são novos estagiários responsáveis pelo jornal mural, e o domínio de técnicas de design editorial e comunicação visual aplicadas ao meio revista oscila bastante.
A proposta de trabalho aqui é, portanto, deixar um manual de diagramação do Jornal Mural. Pretende-se apresentar, de forma didática e aplicada, os elementos da comunicação visual em sentido lato, as especificidades do design do jornal, o projeto gráfico a sua aplicação, além