Manual uso de talhas
Esta apostila tem por finalidade informar as condições mínimas exigíveis para a operação de talhas de corrente e alavanca com acionamento manual, visando garantir aos usuários e operadores, segurança e conservação desses equipamentos.
Talhas não são ferramentas são equipamentos, por isso devem ser manuseadas e cuidadas como tal, para se tirar o máximo de rendimento delas.
As talhas podem ser: manuais ou acionada por motor elétrico, a talha é o equipamento de força e içamento, tendo seus limites de capacidade.
Fabricadas para atender solicitações nas áreas onde é necessário tamanho e peso reduzido e que exijam segurança e rendimento.
Utilizadas em: Estruturas e montagens industriais, construção e manutenção, no arraste e estiramento de cargas.
As talhas manuais são aplicadas normas de fabricação (ABNT – Associação Brasileira de
Normas Técnicas).
1- NBR 10.401 – Talhas de corrente com acionamento manual. 2- NBR 10.402 - Talhas de corrente com acionamento manual. (Testes mecânicos) 3- NBR 1.316 – Critério de utilização de talhas de correntes com acionamento manual.
Talha de alavancaTalha de corrente
1) Talha de alavanca – acionamento do movimento é feito através de uma alavanca lateral. 2)
Talha de corrente – acionamento do movimento é feito através de uma corrente metálica.
OPERAÇÃO COM TALHAS (RECOMENDAÇÕES) Posicionamento da carga
Figura 1 – Trabalhar sempre com a carga alinhada na vertical. Figura 2 – Não suspender a carga com inclinação excessiva. Figura 3 – Antes do içamento da carga, verificar se o gancho está fixado e centralizado com segurança, evitar colocar a carga na ponta do gancho para evitar sua deformação.
Posicionamento do gancho
Figuras 4 e 5 – Os ganchos fixados à carga, aparecem da forma a sofrerem cargas laterais podendo muitas vezes ser bem acima da capacidade prevista para o trabalho, e na figura 6, a carga estará toda concentrada na ponta do gancho. São nessas circunstâncias que acontecem