manual reiki
[O DESPERTAR]
Maria Nascimento Cunha
[O DESPERTAR]
REIKI I
Programa
1.
Introdução ao Reiki
2.
Ensinamentos do Reiki
3.
A história do Reiki
4.
Iniciações
5.
Os princípios do Reiki
6.
Bibliografia
7.
Diversos apontamentos e meditações
Maria Nascimento Cunha
REIKI I
[O DESPERTAR]
1. Introdução ao Reiki
Por toda a história, se pode confirmar que a humanidade se volta para a espiritualidade em épocas de angústia. Muitas pessoas se estão nesta altura a voltar para acções mais elevadas em busca de orientação, enquanto outras se estão simplesmente a voltar para si mesmas. Há muitas maneiras de apontar a flecha da consciência na direcção do seu próprio centro, e o Reiki é apenas uma delas.
O Reiki é um sistema de auto-ajuda perfeito, que se ajusta àquele que o usa e não requer intermediários, independentemente de você ser um iniciante no mundo espiritual, um intelectual calejado, um estudante de yoga que enfatiza o corpo, uma dona de casa ou um devoto. Ele nos coloca de novo em contacto com a energia vital há muito esquecida e volta-nos a ensinar o quanto é importante e necessário o amor por nós próprios.
Ajuda-nos a cruzar o “vão aberto” pelo homem entre ele próprio e a natureza. Para que assim possamos viver de novo em harmonia.
Para alguns, o Reiki é uma das muitas formas de actividades físicas, para outros, é uma arte de cura alternativa da Nova Era, e para outros ainda, uma técnica de meditação. Tudo depende do ponto de vista do praticante.
Em todo o mundo, agentes de cura trabalham com energia vital. Toda forma de energia vital tem sua própria "individualidade", suas próprias características, mas todas são feitas do mesmo. O nome dado pode variar de local para local, vejamos: prana na Índia, élan vital na Europa, chi na China, orgone por W. Reich e ki no Japão (só para mencionar alguns).
O Reiki é a energia que a tudo permeia, seja sensível ou insensível. Está sempre mudando,