Manual para trabalhos de Filosofia
(I) ENUNCIADO; (II) PALAVRAS CHAVES; (III) ESTRUTURA; (IV) A IDÉIA CENTRAL DO TEXTO (V) CONCLUSÃO (cada uma destas partes é titulo do que você vai discorrer então quando você for falar do enunciado escreva I) Enunciado: + o nome do enunciado, assim por diante,)
* Juntamente com este vai os dois últimos textos que analisei, seu formato é aproximadamente o que o Professor pede em aula e parece-me que a idéia do que ele fala sobre analise, não foge muito a estes dois textos analisados.
I) ENUNCIADO: O enunciado é o nome que o texto a ser analisado evoca, é a sua essência, pode ser uma frase que defina o texto, pode ser um nome qualquer, mas tem de ser intimamente ligado com o texto e de preferência você tem de batizá-lo, pois é importante saber como voce o concebe em sua análise. II) PALAVRAS CHAVES: neste caso você pode colocar as palavras chave de cada parágrafo ou apenas a principal do texto como um todo o importante é que estas palavras sejam essenciais para o texto. As palavras que forem destacadas no texto revelam o seu conjunto, tanto as aflições, quanto as possibilidades de pensar do autor do texto. III) ESTRUTURA: a divisão do texto em partes que o suportam e ajudam na sua compreensão, geralmente tem a ver com o enunciado que você deu e com quantas divisões você que trabalhar 1, 2... 10 ou mais (tem de explicar o porque de cada divisão), no meu trabalho resolvi dividir o texto em 3 partes A) B) e C).
Dando um nome a cada parte e explicando o porquê de cada uma delas Exemplo: do parágrafo 1° ao 7° eu coloquei como a parte A) e dei o nome de:
A) DA DUVIDA
Nesta fase o autor atormentado pelas duvidas que o momento e sua percepção da realidade lhe impõem e vai buscar em Sócrates, sua inspiração (“Conhece-te a ti mesmo”), esta parte se estende ate o final do sétimo parágrafo.