manual para retroescavadeira
O operador deverá ser habilitado e familiarizado com os comandos e com a operação segura da máquina.
O posicionamento da máquina, para iniciar a escavação deverá, proporcionar estabilização segura evitando tombamento da mesma ou condições operacionais adversas que possa por em risco o equipamento e a vida do operador.
O operador deverá observar a estabilidade dos taludes ao fazer o estacionamento e a estabilização da máquina nas proximidades da vala.
O operador da máquina deve ficar atento à aproximação ou permanência de pessoas dentro do campo de ação da lança.
O posicionamento da máquina lateralmente à vala deverá ser sempre aquele que proporcionará o maior equilíbrio e estabilidade na operação, levando em conta que as forças de empuxo, o declive ou aclive do terreno, não contribuam para facilitar o tombamento da máquina.
Toda a área na circunvizinhança do campo de ação da lança deverá ser isolada com cordão de isolamento evitando a entrada inadvertida de pessoas.
Nas proximidades da escavação e fora da área de isolamento, a contratada deverá providenciar placas de advertência a pessoas estranhas: “ proibida a entra ou permanência de pessoas nesta área”.
Os materiais retirados das escavações devem ser depositados a uma distância superior ao da profundidade da vala, medida a partir da borda, se mantida a estabilidade do talude.
Ao estacionar máquinas ou caminhões lateralmente as valas, estes devem faze-lo a uma distância de no mínimo duas vezes a profundidade da vala, medida a partir da borda, se mantida a estabilidade dos taludes.
Nunca movimentar a lança por cima de trabalhadores, mesmo que vazias.
Nunca transportar pessoas na concha da máquina, se quer guindá-las da vala.
Nunca utilizar a concha da máquina para cravação de estacas de madeira no solo, sem tomar as medidas de segurança indispensáveis, evitando possíveis acidentes de projeção de lascas contra o corpo.
A