Manual para abandonar o fumo
Por Admin em Curiosidades. Visualizado 68230 vezes desde 23-04-2009 | Se você é mais um daqueles que está pensando ou tentando deixar o fumo, aqui vão algumas regrinhas de ouro que poderão ajudá-lo a abandonar o vício responsável por mais de 30% das mortes relacionadas ao câncer. |
Nem sempre é fácil largar o hábito de fumar, mas sempre é muito bom para a saúde. Alguns benefícios são imediatos; por exemplo: trinta minutos depois de a pessoa fumar o último cigarro; a pressão arterial, o batimento cardíaco e a temperatura corporal já voltam ao normal. Ao final de oito horas; o nível de oxigênio e gás carbônico do sangue começa a se equilibrar, e a chance de se ter um ataque do coração já começa a cair. Algumas semanas depois de ter abandonado o fumo; o olfato e o paladar voltam a funcionar normalmente, e a respiração já se normaliza.
A pessoa que para de fumar sente-se mais energética e o seu risco de desenvolver um ataque cardíaco, após alguns meses, vai cair para menos de 50% do que quando fumava. Depois de 10 anos sem fumar, aquelas pessoas que tinham células pré-cancerosas nos pulmões passam a ter células normais e, após 20 anos de abstinência, passam a ser consideradas não fumantes.
Tentações fundamentais * A primeira caneca de café: Mude sua rotina de tomar café longe da mesa. * Ao finalizar uma refeição: Em vez de permanecer sentado à mesa levante-se e caminhe. * O cônjuge que fuma: Todas as manhãs, lembre-se como é o bom não fumar. * Horas que demoram a passar: Faça alguns singelos exercícios abdominais ou faça alguns alongamentos. * Um amigo que lhe oferece um cigarro: Conteste que você já é um ex fumante e que pensa assim permanecer. Peça ao amigo para que jamais volte a lhe oferecer cigarros.
Tentações no Trabalho * Conversas no corredor: Aproveite para beber um enorme copo com água ou suco. * Chamada telefônica de cliente chato: Use uma caneta para rabiscar uma folha de papel ou faça