Manual do entrevistador
Entrevistador
2a EDIÇÃO REVISADA
Cadastro Único para
Programas Sociais
Mensagem ao entrevistador
O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) ocupa, hoje, posição de destaque na implementação de políticas sociais. Ao fortalecer e articular as políticas de Assistência
Social, de Transferência de Renda e Segurança Alimentar e Nutricional, o MDS vem consolidando uma rede de proteção e promoção social, que busca garantir os direitos de cidadania para toda a população brasileira, principalmente para aquela mais vulnerável.
Na consolidação dessa rede, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadastro Único) tem papel fundamental: mostrar quem são, onde estão e quais são as necessidades das famílias mais vulneráveis. Ao fazer isso, o Cadastro Único possibilita que os Governos federal, estadual e municipal orientem de forma mais integrada suas políticas de combate à pobreza e de redução da desigualdade e atenda a essa população.
Mais do que uma base de dados das famílias de baixa renda, o Cadastro Único é uma ponte que facilita o acesso de cada pessoa cadastrada a políticas públicas que melhorem suas condições de vida. Para construir essa ponte, um dos primeiros passos está em preencher os formulários de cadastramento, com técnica e método, fazendo com que reflita a realidade das famílias.
Por isso, sua tarefa é das mais importantes. Ao preencher os formulários de cadastramento, você contribui para a melhoria das condições de vida de cada família cadastrada. Conduzindo a entrevista de forma padronizada, conhecendo os conceitos que fundamentam os formulários de coleta e chegando às famílias com atenção e respeito, você participa da construção dessa ponte entre família e Estado, no caminho da democracia e da inclusão social.
Sumário
7
Apresentação
8
13
16
19
22
Cadastro Único para Programas Sociais
30
Contato com o entrevistado – iniciando, desenvolvendo e encerrando a entrevista
Conceitos importantes para a