Manual do engenheiro
A ética profissional A ética profissional é um dos paradigmas do Sistema Confea/Creas:“O exercício profissional consciente e responsá- vel, observante dos padrões éticos solidariamenteestabelecidos; padrões esses que, derivando-se daética comum do sistema maior que é a sociedade,perpassa o amplo e multifacetado campo das rela-ções do cidadão-profissional com seus colegas, seusclientes, seus empregados e com a comunidade emgeral”. A Lei 5.194/66 estabelece em vários de seus artigos osprocedimentos que deverão ser assumidos pelos conselhos federale regionais para a fiscalização e o julgamento, em suas diversasinstâncias recursais, das infrações ao Código de Ética Profissional.Código este elaborado, na forma da Lei, através das entidades declasse e adotado pelo Sistema através de Resolução do Confea.
Resolução 1002/2002 Adota o Código de Ética Profissional da Engenharia, da Arqui-tetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologiae dá outras providências.
O CONSELHO FEDERAL DE ENGENHARIA, ARQUITETURA E AGRONOMIA - Confea, no uso das atribuições que lhe confere aalínea “f” do art. 27 da Lei nº 5.194, de 24 de dezembro de 1966, e Considerando que o disposto nos arts. 27, alínea “n”, 34, alínea“d”, 45, 46, alínea “b”, 71 e 72, obriga a todos os profissionais doSistema Confea/Crea a observância e cumprimento do Código deÉtica Profissional da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia,da Geologia, da Geografia e da Meteorologia;Considerando as mudanças ocorridas nas condições históricas,econômicas, sociais, políticas e culturais da Sociedade Brasileira,que resultaram no amplo reordenamento da economia, das orga-nizações empresariais nos diversos setores, do aparelho do Estadoe da Sociedade Civil, condições essas que têm contribuído parapautar a “ética” como um dos temas centrais da vida brasileira nasúltimas décadas;Considerando que um “código de ética profissional” deve ser resultante de um pacto profissional, de um acordo crítico coletivoem