manual de vacinação
Clostridiose
Finalidade: proteger o bovino contra infecção pelos microorganismos do gênero Clostridium, que são causadores de enfermidades que podem levar à morte. Dentre as doenças podemos citar: carbúnculo sintomático, gangrena gasosa, enterotoxemia, morte súbita e tétano. Deve-se vacinar com as vacinas polivalentes no mercado.
Quais categorias devem ser vacinadas: machos e fêmeas, a partir dos 3 meses de vida. Em geral, deve ser feito o reforço após 30 dias, para os animais vacinados pela primeira vez. É recomendada a revacinação anual.
Botulismo
Finalidade: proteger o bovino contra intoxicação pela toxina botulínica, que é produzida pelo microorganismo Clostridium botulinum.
Quais categorias devem ser vacinadas: machos e fêmeas, a partir dos 3 meses de vida. Também deve ser feito o reforço após 30 dias para os animais vacinados pela primeira vez.
Brucelose bovina
Finalidade: proteger a fêmea bovina contra a infecção pelo microorganismo Brucella abortus, que pode causar o aborto e/ou infertilidade neste animal.
Quais categorias devem ser vacinadas: fêmeas bovinas com idade entre 3 e 8 meses de vida.
Obs.: o homem pode contrair a brucelose. Portanto deve-se tomar cuidados adicionais (uso de luvas, óculos, descarte de agulhas, uso de desinfetantes) durante a manipulação de animais doentes ou suspeitos, bem como no processo de vacinação, por se tratar de uma vacina que usa organismos vivos atenuados.
Febre aftosa
Finalidade: proteger o bovino contra infecção pelo vírus da F A, que causa lesões ulcerativas nos membros e boca, podendo levar os animais à morte.
Quais categorias devem ser vacinadas: seguir a orientação do órgão de defesa agropecuária da região.
Leptospirose
Finalidade: proteger o bovino contra infecção pelos microorganismos do gênero Leptospira, que podem causar nos animais infertilidade, aborto, mastite e até a morte.
Quais categorias devem ser vacinadas: bovinos de ambos os sexos a partir dos 3