manual de trabalhos academicos
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
Espumas e esponjas de alumínio
CURSO: Engenharia Mecânica Professora TIDIR: Samira Domingos
Cássio Alvarenga, Eliéser Oliveira, Glayson Carlos, Paulo Henrique, Rafael Guiomar
Resumo Espumas e esponjas de alumínio são uma nova classe de materiais que vem conquistando o mercado industrial. Esses novos materiais apresentam estruturas porosas, diferentes dos materiais de maior aplicação como o aço maciço ou outros materiais pesados, contudo apresentam elevada capacidade de absorção de impacto, e excelentes propriedades mecânicas. Este trabalho apresenta as aplicações destes derivados do alumínio e suas vantagens e desvantagens em relação aos materiais já existentes, principalmente na absorção de impacto.
Palavras-chaves Espuma de alumínio; novos materiais; materiais porosos.
1. Introdução
Espumas e esponjas de alumínio são estruturas metálicas com excelentes propriedades mecânicas, apresentam uma massa menor em relação ao mesmo material maciço, pois há poros com ar em sua estrutura. Diferenciam entre si quanto à distribuição de seus poros, quando os poros são interligados denomina-se esponjas de alumínio, contudo se os poros não são interligados denomina-se espumas de alumínio.
São produzidas de diversas formas, cada uma para obtenção de um padrão de poros. As formas de produção mais convencionais são: fundição de alumínio sólido com um agente espumante a base de titânio e hidrogênio, ou a compactação de uma mistura de pós metálicos com grande concentração de alumínio e dosagens certas do mesmo agente espumante TiH2.
Suas aplicações são variadas, devido à grande variedade de propriedades. Utilizadas no Japão na construção civil, são utilizadas nesse caso devido à grande capacidade de serem isolantes térmicos e acústicos, além de apresentarem maior leveza.
Na Europa e Estados Unidos são utilizadas na indústria automobilística, um dos