Manual de segurança logística
JMF 2009
JULIO MOREIRA FILHO
Pág.
01
Contratação de Transporte
02
Requisitos Mínimos para Carga e Descarga
03
Acesso de Veículos
04
Uso de Equipamentos de Proteção Individual e Coletiva
05
Movimentação de Veículos – Produtos
06
Movimentação de Veículos – Insumos
07
Restrições de Tráfego
08
JMF 2009
Introdução
A comunidade internacional, congregada pela Organização das
Nações Unidas na Rio 92, concebeu e aprovou princípios para o
Desenvolvimento Sustentável.
Comprometidos com estes princípios, colecionamos em nossa trajetória profissional subsídios para a criação e aplicação de programas que consolidem a implementação desta política.
Neste contexto, a segurança das operações logísticas é uma das prioridades, e visa, entre outras garantias:
•
a Saúde dos recursos humanos diretos e indiretos;
•
a Segurança dos equipamentos e atividades;
•
os cuidados para que estas atividades não agridam o Meio
Ambiente;
•
a Qualidade e Perenidade dos serviços prestados aos clientes.
Agradecemos aos nossos familiares, amigos e colegas de trabalho que, sempre apoiando e criticando de forma construtiva, foram co-autores da obra. Deus permita o cumprimento do objetivo principal deste trabalho que é Salvar Vidas.
JMF 2009
O objetivo deste manual é consolidar, de forma didática e portátil, os procedimentos e as boas práticas que contribuem para cumprimento desta prioridade.
As empresas devem contratar os transportes de produtos, insumos e resíduos, sob algumas condições que protegem seus interesses na segurança destas movimentações. Para isto, dividem-se-os, segundo o controle que lhes pode ser aplicado :
Transportadores Autônomos
As pessoas jurídicas com atividade formal de transporte rodoviário de cargas, contratadas e cadastradas para pagamentos sob a emissão de CTRC´s –
Conhecimento de Transporte Rodoviário de Carga, devem ter avaliação e
credenciamentos