Manual de Segurança incêndio
Prevenção e Combate a Incêndio
O que é o fogo?
O fogo é um fenômeno químico denominado combustão. Para a realização desse fenômeno, é imprescindível a presença do oxigênio, tratando-se, portanto, de um fenômeno de oxidação. O fogo nada mais é do que uma reação química que desprende calor ou calor e luz, produzindo alterações profundas na substância que se queima.
Elementos Essenciais do fogo
Vimos que a combustão é uma reação química. Para a formação do fogo, são 03 (três) os Elementos Essências que reagem entre si:
1-) Combustível :
É o elemento que alimenta o fogo e que serve de campo para a sua propagação. Pode ser:
a) Sólida – madeira, borracha, papel etc.
b) Liquido – álcool, éter, gasolina etc.
c) Gasoso – Butano, propano etc, 2-) Calor :
É o elemento que dá inicio ao fogo. É ele que faz o fogo se manter e se propagar pelo combustível.
3-) Comburente :
É o elemento ativador de fogo e que dá vida às chamas. O comburente mais comum é o Oxigênio que é encontrado na atmosfera na base de 21%.
Como o Calor se Transmite?
Um aspecto importante do fogo é a sua propagação. O calor é uma espécie de energia e, por isso, se transmite passando de um corpo a outro. Essa passagem pode ocorrer de três maneiras:
1-) Condução :
É o processo pelo qual o calor se transmite de um corpo a outro por contato direto. A quantidade de calor transmitida por condução depende se o material é ou não bom condutor de calor.
2-) Radiação :
É a transmissão do calor por meio de ondas. Todo corpo quente emite radiação em todas as direções , que vão atingir os corpos frios. O calor do sol é transmitido por esse processo.
3-) Convicção :
É a transmissão do calor por meio de correntes circulatórias originadas da fonte. É a forma característica de transmissão de calor nos líquidos e gases que pelo, aquecimento, nas partes quentes