Manual de Psicologia Jurídica para operadores de Direito
Responda as questões abaixo, baseando-se no capítulo 5: “Conceitos básicos de Psicologia Geral para Operadores de Direito”, In: Trindade, Jorge. Manual de Psicologia Jurídica para operadores de Direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007.
1. Quais são os diferentes ramos da Psicologia que estão a serviço do Direito?
Nos seus diferentes ramos, quando se colocam a serviço do direito, continua a ser Psicologia, sistematizada através da Psicologia Geral, Social, Diferencial, do Desenvolvimento, da Personalidade e Psicologia Clínica, seja normal ou patológica, enquanto estudo científico do comportamento e dos processos mentais. 2. Defina o conceito de Personalidade:
Personalidade é um conjunto biopsicossocial dinâmico que possibilita a adaptação do homem consigo mesmo e com o meio, numa equação de fatores hereditários e vivenciais.
3. De que forma a personalidade se estabelece nos primeiros anos de vida do ser humano?
Se estabelece através da convivência das experiências, com o mundo, com a família sobretudo, que está encarregada de passar os valores morais a estas crianças, entre outras coisas, são eles que lançam as bases para que a criança possa formar sua personalidade. Portanto esse período dos primeiros cinco anos de vida da criança são fundamentais pois nestes e que serão adquiridos as primeiras características para a formação do que venha a ser sua personalidade.
4. Explique os três sistemas do aparelho psíquico apresentados na primeira tópica:
Inconsciente: O sistema inconsciente é representado pelos instintos e pulsões, ou metaforicamente como o livro apresenta, “um enorme depósito escuro e desordenado onde são guardados conteúdos mentais censurados por serem inaceitáveis, sendo, portanto, recalcados, e não podendo emergir tão facilmente a consciência”. Pode-se entender como desejos, atos, ações ao qual negamos e julgamos ser errados.
Pré-consciente: Está ligado ao consciente e a realidade funciona como um arquivo