Manual de projetos
A Fundação Cultural do Estado tem como missão fomentar o desenvolvimento das Artes Visuais, Dança, Música, Teatro, Circo e das manifestações culturais do Estado da Bahia, em suas diferentes configurações e interfaces com outras áreas e com as novas tecnologias, por meio do incentivo à produção, pesquisa, formação, gestão, intercâmbio e difusão. Visando aumentar o número de projetos culturais realizados na Bahia, capacitar agentes, artistas e produtores do Estado e informar sobre as oportunidades existentes de financiamento da cultura foi criado o seguinte manual com dicas e orientações básicas para elaboração de projetos.
Ponto de partida
Perguntas norteadoras: O que é o projeto (o que pretende fazer)? Por que foi pensado e proposto (importância do projeto)? Quem o desenvolverá (principais envolvidos e suas funções)? Como será realizado? Quando e onde? Quanto custará? Como será divulgado? Tenha o cuidado de escrever no máximo 01 página para cada item, com texto sempre claro e objetivo.
Apresentação
Na apresentação é preciso descrever o objeto do projeto. //// Atenção: O objeto é, em última instância, uma “ação ou atividade cultural” e, por isso, acontece em um lugar, em determinado período, é realizado por uma pessoa ou um grupo de pessoas, por determinadas razões, podendo estar associado a conceitos ou a movimentos artístico-culturais tradicionais ou contemporâneos. //// Como fazer: A apresentação ou descrição é uma síntese do projeto. Comece com um histórico do projeto (da ação ou atividade a ser realizada), descreva como surgiu a idéia de realizá-lo, qual a sua importância, número de pessoas envolvidas, principais objetivos, a qual público se destina e, finalmente, em que período e local ocorrerá.
Justificativa
Na justificativa devem ser apresentadas as razões para a realização do projeto. //// Atenção: Além de explicitar as razões pelas quais se tomou a iniciativa de realizar o projeto