Manual de procedimentos
Dados obrigatórios nas fichas
Nome completo; documentos pessoais (CPF/ RG);
Telefone de contato (exigível somente para clientes da área urbana, já que a maioria dos da área rural não possuem telefone).
Nome da mãe, endereço completo do cliente, descrição da mercadoria vendida da mesma forma que está na tabela de produtos; plano de vendas cadastrados até o final.
Observações: informações adicionais como referência de endereço, cor do produto, se o cliente vai pagar à vista ou não, se ele vai dar entrada, se não é para passar pela financeira e etc.
Análise da ficha
Pesquisa-se o CPF do cliente no site do SPC Brasil. Se tiver alguma restrição no nome do cliente, anotar a restrição no verso da ficha e entregar para o diretor. Nenhuma venda com SPC restrito poderá ser passada, salvo quando autorizada pelo diretor/gerente. Se não tiver nenhuma restrição, o segundo passo é olhar a idade do cliente, o tipo de produto, e valor da compra. Se o cliente for muito jovem e/ou valor da compra muito alto, só poderá ser liberada pela financeira, salvo quando autorizada pela direção. De modo geral, todas as vendas devem ser passadas pela financeira; alguns clientes antigos da loja, e/ou aposentados, pode-se passar a venda pelo crediário próprio, caso não seja aprovada pela financeira, e/ou o vendedor pediu para não passar pela mesma.
Após a análise, verifica-se a disponibilidade do estoque daquela mercadoria, e se o valor vendido corresponde ao da mercadoria. Se não tiver o produto no estoque e/ou o valor está abaixo do valor do sistema, a ficha deverá voltar para a direção para ela resolver com o vendedor. Se tiver a mercadoria, e o preço estiver compatível, passa-se a venda na financeira. Se negada, deve-se observar os critérios do primeiro parágrafo. Se aprovada, os documentos de débito da losango são impressos, anexos à ficha do cliente e é feito o carnê de pagamento.
Em seguida, a venda deve ser cadastrada no sistema, e impresso