Manual de normas e rotinas do serviço de limpeza
1. FINALIDADE O Serviço de Limpeza tem por finalidade preparar e manter um ambiente salutar à execução das atividades, visando o bem estar, o conforto e a segurança dos servidores e usuários dos serviços de saúde.
2. OBJETIVOS Obedecer princípios técnicos e científicos na execução dos serviços desempenhados pela equipe de limpeza e higienização, fornecendo as orientações básicas para a realização dessas atividades. Promover segurança, higiene e conforto aos pacientes, corpo clínico, funcionários e público em geral. Utilizar equipamentos, materiais e produtos de modo adequado, evitando gastos desnecessários. Colaborar com a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar obedecendo orientações sobre aplicação das técnicas adequadas de limpeza. Desempenhar as tarefas respeitando a privacidade e o bem estar do paciente.
3. NOSSO AMBIENTE TRABALHO - Pode proporcionar focos de contato e transmissão de microorganismos através de veículos como: ar, objetos e vetores.
- Segundo Scarpita ( 1998 ),a maioria dos microorganismos presentes no ar e nas superfícies inanimadas raramente produzem doenças. Mas,se um objeto contaminado por microorganismos for colocado sobre um corpo,ou se os microorganismos suspensos no ar,forem diretamente a uma ferida cirúrgica,a corrente sanguínea,ao trato urinário ou as vias aéreas,então,há grande probabilidade que se introduza infecção hospitalar.
Portanto,a higienização ambiental eficiente é fundamental para a eficácia nas medidas de controle para romper a cadeia epidemiológica das infecções.
4. FUNÇÕES DENTRO DO SERVIÇO DE LIMPEZA
4.1-ENFERMEIRA
- Elaborar normas e rotinas do Serviço em conjunto com a CCIH, submetendo-as à aprovação da Diretoria;
- Manter contato permanente com os subordinados, promovendo reuniões periódicas, visando uma comunicação eficaz no desempenho individual e coletivo;
- Participar das reuniões da CCIH;
- Selecionar e