Manual de metodologia da pesquisa no direito
ESCOLA DE DIREITO
MÉTODO CIENTÍFICO[1]
Alex F. de Lima[2]
1 – Método científico A palavra método esta associada ao termo metodologia, que é o estudo dos métodos utilizados no processo de conhecimento.
1.1 Considerações sobre o método científico A ciência tem como objetivo principal a busca da verdade sobre as coisas, que também é o objetivo das demais formas de conhecimento. O que deferência o conhecimento científico das demais formas de conhecimento é a possibilidade de poder se verificar os resultados. Este conhecimento tem como característica especial o fato de que raciocínios e técnicas utilizadas podem ser identificadas e também podem ser verificados os passos percorridos até o resultado final. Método é o “caminho que adotamos para alcançar determinado fim” (pag.50) e método científico é “o caminho seguido pelos cientistas na persecução de seus resultados investigativos almejados” (pag.50). sem método não se faz ciência, pois o cientista necessita de um roteiro seguro para desenvolver seus estudos. Mario Bunge destaca o método científico como teoria de investigação. Mas para que se alcancem os objetivos, é necessário que sejam cumpridas algumas etapas básicas:
Etapa 1: descobrimento do problema ou lacuna num conjunto de conhecimento.
Etapa 2: Colocação precisa do problema.
Etapa 3: Procura de conhecimentos ou instrumentos relevantes ao problema.
Etapa 4: Tentativa de solução do problema com o auxilio dos meios identificados.
Etapa 5: Invenção de novas ideias ou produção de novos dados empíricos
Etapa 6: Obtenção de uma solução próxima ou exata com o problema.
Etapa 7: Investigação das conseqüências da solução obtida.
Etapa 8: Prova da solução
Etapa 9: Correção das hipóteses, teorias, procedimentos ou dados empregados na obtenção da solução incorreta. Podemos perceber que das etapas acima relacionadas, que nenhuma é