Manual de Eventos
SUMÁRIO
SUMÁRIO 2
1. APRESENTAÇÃO 3
2. TIPOS DE EVENTO 3
3. CONCEPÇÃO E PROJETO 8
4. PRÉ-EVENTO 9
4.1. CRONOGRAMA 10
4.2. PLANEJAMENTO 11
4.2.1. FINANCEIRO 11
4.2.2. DIVULGAÇÃO E PATROCÍNIO 13
4.2.3. BACK UP E SUPORTE 17
4.2.4. RECEPÇÃO E CERIMONIAL 22
4.2.5. MATERIAIS E COFFEE BREAK 26
5. TRANSEVENTO 27
6. PÓS-EVENTO 27
REFERÊNCIAS 30
1. APRESENTAÇÃO
Este manual visa orientar de forma simples e adequada a organização e gestão de eventos. Demonstra quais são as principais etapas que o profissional deve seguir, abordando tipos de eventos, conceitos e atividades fundamentais para a organização de eventos de qualquer porte. Um evento pode ser caracterizado como instrumento institucional e promocional, com a finalidade de criar conceito e estabelecer a imagem de organizações, produtos, serviços, idéias e pessoas. Ocorre por meio de um acontecimento previamente planejado, com a aproximação entre os participantes. Exige preparo e atenção a detalhes por parte do coordenador e organizador do evento.
2. TIPOS DE EVENTO
Existem diversos tipos de eventos, conforme alguns critérios como: o público alvo, o interesse dos patrocinadores e o local de realização, as nomenclaturas são diferentes. Para auxiliar na escolha correta dessa nomenclatura segue abaixo uma lista descritiva dos tipos de eventos.
Congresso
Reuniões promovidas por entidades associativas, visando debater assuntos que interessem a um determinado segmento profissional. Os congressos podem ser de âmbito: local, regional, nacional e internacional. As sessões de trabalho dos congressos são divididas em várias atividades paralelas, tais como: mesa-redonda, conferência, simpósio, tema livre, comissões, painéis, cursos, etc. Tipos de congressos:
· Científicos: promovidos por entidades da área médica, odontológica, farmacêutica ou ligadas a outros ramos das ciências naturais.
· Técnicos: promovidos por