Manual de estágio curricular supervisionado
Curso de Ciências Contábeis
Anexo I
Manual de
Estágio Curricular Supervisionado
2011
Estágio Curricular Supervisionado
1. Introdução
O Estágio Curricular Supervisionado, conforme artigo 7º da Resolução CNE/CES 10, de 16/12/04, “é um componente curricular direcionado para a consolidação dos desempenhos profissionais desejados, inerentes ao perfil do formando”.
O Estágio Curricular Supervisionado é um instrumento de iniciação profissional que coloca o aluno no mercado de trabalho, transformando numa etapa importante do aprendizado. Nele, o aluno terá a oportunidade de testar os conhecimentos científicos adquiridos no âmbito do curso, ao desenvolver suas habilidades e competências, estruturando o seu saber e aprimorando sua formação profissional.
No contexto sociológico, a maior preocupação dos alunos diz respeito a seu ingresso no mercado de trabalho e às oportunidades que ele oferece. No contexto estrutural, a preocupação está voltada para o grau de acompanhamento do estágio e para as condições de oferecer ao aluno uma boa formação profissional, que seja capaz de introduzi-lo no competitivo mercado de trabalho.
Para que o estágio alcance suas finalidades, associando o processo educativo à aprendizagem, precisa ser planejado, executado, acompanhado e avaliado por meio de diretrizes bem definidas. Ademais, este deve estar de acordo com os pressupostos que norteiam o projeto pedagógico do curso e com todas as condições dispostas pela legislação sobre o assunto.
Assim sendo, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paulista – UNIP, optou que a realização do Estágio Curricular Supervisionado – ECS será feita externamente, junto a pessoas de direito público ou privado sob a supervisão da Instituição.
2. Objetivo
2.1 Quanto ao processo:
O ECS deverá ser um exercício que permita ao estudante aprender a aprender. Ou seja, o ECS deve:
a) Oferecer ao aluno a oportunidade de se assumir como Sujeito