manual de compras
Estabelecer os critérios para aquisição de produtos e serviços para garantir a integridade e confiabilidade no processo de compras.
1. A aquisição de materiais e a contratação de serviços só podem ser efetivadas pelo departamento de compras.
2. As aquisições de serviços técnicos e administrativos especializados de consultoria empresarial, assessoria jurídica e tributária, e outras que possam ser considerados confidenciais, continuam a cargo exclusivo da diretoria interessada, que poderá a seu critério, solicitar o apoio do departamento de compras.
3. Os casos de aquisição de materiais/serviços que atualmente não estão de acordo com este procedimento terão prazo de 60 dias para sua adequação.
4. O procedimento de homologação e certificação de fornecedores, bem como plano de visitas/monitoria, será desenvolvido dentro de 60 dias por equipe formada na organização.
2 – APLICAÇÃO Todas as áreas da Cia.
3 – DEFINIÇÕES 3.1. Classificação de itens de aquisição: é a definição dada ao item de acordo com o seu tipo e sua aplicação na O de Carvalho Comércio Ltda, conforme detalhado na tabela abaixo.
ITENS GRUPO CADASTRO SAP
SIGLA
DESCRIÇÃO
(CÓDIGOS INICIADOS EM)
PV
Produtos para Vendas
Diversos
MD
Material Direto
11, 13, 14 e 19
MI
Material Indireto
80 e 27
MA
Manutenção (cadastrado ou não)
15 e sem código
SE
Serviço
Códigos de Subcontratação e Serviços
MQ
Maquinário
31 e 50 3.2. Requisitos específicos: são as especificações e características que definem o produto e o serviço adquirido (ex: referência comercial do fabricante, características físicas, elétricas, mecânicas, desempenho, qualidade, embalagem do produto entre outras). 4 – PROCEDIMENTO 4.1. Processo para emissão da requisição de compras 4.1.1. A compra de itens PV, MD, MI, MA, SE e MQ, deve ser solicitada ao departamento de compras, exclusivamente pelos usuários autorizados, através da requisição