Manual de bolso do estagiário
Conheça os seus direitos.
O estágio bem-feito é o primeiro passo de uma carreira de sucesso. É o momento que o estudante aprimora seus conhecimentos no mercado de trabalho e desenvolve suas qualidades profissionais e pessoais. Para isso se tornar realidade existem algumas regras básicas que todos precisam saber. Neste manual explicaremos cada uma delas para você. Com a nova Lei do Estágio, que já está em vigor, muita coisa mudou. Novos parâmetros foram estabelecidos e agora você tem mais direitos:
- Você tem direito a recesso de 30 dias após um ano de estágio na mesma empresa ou o proporcional do tempo de estágio, se menos de 12 meses; - Dois anos é o tempo máximo que você pode estagiar na mesma empresa, exceto se você for portador de alguma necessidade especial; - Sua remuneração e seu auxílio-transporte são compulsórios, exceto no caso de seu estágio ser obrigatório; - O capital segurado do Seguro de Acidentes Pessoais, cujo número da apólice e o nome da seguradora precisam constar do contrato de estágio, deve ser compatível com os valores de mercado.
Vantagens de ser um estagiário:
O estágio é a melhor forma para você ingressar no mercado de trabalho e adquirir qualificação na sua área de formação. Além disso, você pode vivenciar o dia-a-dia de uma empresa, aprendendo na prática o que é estudado em sua formação acadêmica. Essa experiência é essencial para o sucesso da sua formação profissional. Saiba que os estagiários possibilitam às empresas manterem-se sempre atualizadas, pois os jovens trazem inovações e mudanças que oxigenam os modelos de operação.
Um bom estagiário é:
Assíduo Atualizado Comunicativo Disciplinado Organizado Participativo Pontual Proativo Conectado com a realidade da empresa
O que as empresas esperam do estagiário:
- Estar preparado para desafios como diagnosticar problemas e propor soluções - Pensar estrategicamente - Saber que a empresa é um complexo conjunto de atividades - Propor