Manual de boas práticas
2010
MANUAL DE BOAS PRÁTICAS
Um guia para a prevenção dos riscos para os trabalhadores em Ambiente Escolar
Para dirigentes, profissionais e familiares
INTRODUÇÃO
Os comportamentos dos profissionais devem pautar-se pelo bom senso, experiência, sabedoria e técnica, mas também por políticas e procedimentos determinados que se designam por boas práticas. Estas pretendem apoiá-lo na prossecução do objectivo de desenvolver comportamentos de trabalho mais seguros, não pondo em riscos, as crianças e outros profissionais que lá trabalham permitindo, desta forma, a execução de tarefas mais reflectidas, ajustadas e assertivas, no quadro de profissionais de acção escolar. As boas práticas; a) Baseiam-se no elogio, encorajamento e estruturação de um ambiente promotor do sucesso; b) São razoáveis e relacionadas com a natureza do comportamento; c) Ensinam ou mostram, de forma modelar, os comportamentos mais correctos e apropriados; d) Têm como motivação a assistência e apoio nas tarefas diárias dos trabalhadores, promovendo um desenvolvimento pessoal e social, responsabilidade e auto-controlo.
Os recursos humanos constituem um elemento fundamental para o sucesso ou insucesso de qualquer organização. Por razões que se prendem com a natureza do serviço prestado pela Instituição, afirmo em considerá-los absolutamente decisivos para o cumprimento da missão deste tipo de organizações. Independentemente da Instituição estar inserida numa
organização não lucrativa, o trabalho desenvolvido ultrapassa claramente a mera obtenção do lucro ou a simples prestação de um serviço, na medida em que implica empenho no bem-estar do outro. A qualidade dos serviços prestados está intimamente ligada à qualidade daqueles que a usufruem.
ARMAZENAMENTO E MANUSEAMENTO DE PRODUTOS QUÍÍMIICOS ARMAZENAMENTO E MANUSEAMENTO DE PRODUTOS QU M COS
Em consequência das características potencialmente perigosas que muitos produtos químicos apresentam (exemplo: