Manual de Boas Praticas Escola Infantil
I) IDENTIFICAÇÃO
RAZÃO SOCIAL: Escola de Educação Infantil
ENDEREÇO:
II) OBJETIVO
Estabelecer critérios, procedimentos e práticas para a produção de alimentos em uma Escola de Educação Infantil, garantindo a qualidade do produto final.
III) COLABORADORES ENVOLVIDOS
Nutricionista Responsável Técnica e a equipe operacional
Analisado
Aprovado
Revisão
Data
Letícia da Cunha Costa
1. PESSOAL
1.1 PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL (PCMSO)
As pessoas transmitem, umas às outras, muitas doenças através dos alimentos. Assim, o cuidado e o controle com a saúde do funcionário são essenciais para garantir a segurança do alimento preparado.
O manipulador de alimentos deve realizar exames médicos admissionais e periódicos, acompanhados de análises laboratoriais. A periodicidade destes exames é no mínimo semestral, podendo ser reduzida a critério médico. Na Escola o manipulador de alimentos só faz exame admissional, a real necessidade já foi informada a diretora e será regularizada.
O manipulador que apresenta diarréia ou desinteria, assim como o que estiver com faringite e infecções pulmonares não manipulam alimentos, é afastado para outra atividade, para que seja feito o tratamento médico e evitar a contaminação dos alimentos.
O manipulador que estiver com algum corte ou ferimento só manipula os alimentos com luvas de borracha.
1.2 HIGIENE PESSOAL
O manipulador de alimentos tem boas condições de higiene, bons hábitos pessoais, boas condições de saúde e é, continuamente, treinado em boas práticas de fabricação e manipulação dos alimentos, sendo os treinamentos ministrados pela Responsável Técnica da área de Saúde da Escola.
A higiene pessoal adequada é importante porque nós todos trazemos em nossa boca, mãos, nariz ou sobre a pele as bactérias causadoras de doenças. Essas bactérias podem ser levadas ao alimento. Mantendo-se saudável e limpo, o manipulador ajuda